Notícias

Imagens de destruição após o terremoto mais forte de Taiwan em 25 anos

De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, o maior dos movimentos telúricos atingiu uma magnitude de 7,5 e foi seguido por uma série de tremores secundários.
Imagens de destruição após o terremoto mais forte de Taiwan em 25 anosAP / TVBS

Um forte terremoto atingiu Taiwan nesta quarta-feira. Sua magnitude, de acordo com diferentes estimativas, foi entre 7,2 e 7,5, sendo o terremoto mais forte que afetou a ilha em pelo menos 25 anos. Foi seguido por mais de 50 tremores secundários com magnitudes entre 3,3 e 6,5.

O Corpo de Bombeiros de Taiwan informou que sete pessoas morreram e pelo menos 736 ficaram feridas. O sismo provocou um alerta de tsunami para o sul do Japão e para as Filipinas, que foi posteriormente retirado.

O epicentro foi a 25 km ao sul-sudeste do condado de Hualien, onde o terremoto se sentiu com mais intensidade, informaram as mídias locais citando a Administração Meteorológica Central.

Pelo menos 26 edifícios desabaram, mais da metade deles em Hualien. Cerca de 20 pessoas ficaram presas nos escombros. Os trabalhos de resgate estão em andamento no momento.

O terremoto teve uma profundidade de 15,5 quilômetros, de acordo com a Administração Meteorológica Central de Taiwan.

As mídias locais estimam que trata-se do terremoto mais forte que atingiu a ilha desde 1999, quando um tremor de magnitude 7,6 matou cerca de 2.400 pessoas e destruiu ou danificou 50 mil edifícios em um dos piores terremotos já registrados em Taiwan.

Um edifício foi severamente inclinado em Hualien. Outro bloco de apartamentos de oito andares desmoronou parcialmente e também ficou inclinado.

Várias gravações mostram a cidade tremendo e grandes estruturas, como pontes, balançando ameaçadoramente com as pessoas em pé sobre elas.

Deslizamentos de terra em grande escala ocorreram e continuam ocorrendo em várias partes de Taiwan.