Notícias

Zakharova: Cerca de 1.500 soldados franceses podem estar preparados para serem enviados à Ucrânia

De acordo com a porta-voz da Chancelaria russa, as tropas francesas poderiam estar prontas para serem realocadas já neste mês.
Zakharova: Cerca de 1.500 soldados franceses podem estar preparados para serem enviados à UcrâniaLegion-media.ru / Bumble Dee

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, alertou nesta quarta-feira que cerca de 1.500 soldados do Exército francês podem ser colocados em alerta em abril deste ano para serem enviados à Ucrânia.

"Estão surgindo novos relatórios sobre a preparação do contingente militar por parte de Paris para ser enviado à Ucrânia", informou a porta-voz durante uma coletiva de imprensa.

"Para esses fins, o comando da Legião Estrangeira Francesa aprovou no início de março a composição de um grupo tático de batalhão de cerca de 1.500 pessoas", detalhou. "Se espera que em abril o grupo atinja um estado de plena preparação para o combate com vista a uma realização operacional no teatro de hostilidades ucraniano", afirmou Zakharova.

Tropas europeias na Ucrânia

No final de fevereiro, o presidente da França, Emmanuel Macron, argumentou que o envio de tropas ocidentais para a Ucrânia não deveria ser descartado, o qur gerou polêmica na União Europeia. O mandatário insistiu em sua ideia, afirmando que "a Rússia não pode e não deve vencer essa guerra".

Posteriormente, o Serviço de Inteligência Estrangeiro Russo (SVR, em suas siglas em russo) informou que Paris já está se preparando para enviar um contingente de cerca de 2 mil soldados franceses para a Ucrânia. Também declarou que os militares franceses temem que uma unidade tão grande não possa ser deslocada para o país discretamente, pelo que se tornará um "alvo legítimo e prioritário" para os ataques russos.

O Kremlin alertou que, se o Ocidente enviar suas forças militares para o país eslavo, um conflito direto entre a Rússia e a OTAN não poderá ser evitado.