Notícias

Congressista dos EUA insta a saída do país da OTAN

Thomas Massie declarou sua posição em resposta ao fato de que o Havaí não está coberto pelo pacto de defesa coletiva da Aliança.
Congressista dos EUA insta a saída do país da OTANGettyimages.ru / Jakub Porzycki/NurPhoto

O congressista republicano Thomas Massie propôs a retirada dos EUA da OTAN, reagindo à notícia de que o estado do Havaí não está tecnicamente coberto pelo pacto de defesa coletiva do bloco militar.

"O Havaí não está coberto pelo tratado da OTAN. Alguns especialistas dizem que isso precisa mudar. Eu digo que devemos incluir os outros 49 estados", escreveu em sua conta no X nesta terça-feira.

Por sua vez, o senador republicano Mike Lee respondeu à publicação de Massie, perguntando: "Se a OTAN não cobre todos os EUA, por que os EUA deveriam cobrir toda a OTAN?"

No final da semana passada, a CNN apontou que, devido ao fato de o Havaí estar no Oceano Pacífico, no caso de um ataque de outro país, os estados-membros da OTAN não seriam obrigados a defender o território insular dos EUA. "O argumento para não incluir o Havaí é simplesmente que ele não faz parte da América do Norte", explicou David Santoro, presidente do think tank Pacific Forum.

Cabe lembrar que o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, já se manifestou várias vezes sobre a retirada de Washington da OTAN.  Em fevereiro, o ex-conselheiro de segurança nacional dos EUA, John Bolton, revelou que, em 2018, Trump esteve muito perto de se retirar da Aliança e que, se ele retornar à Casa Branca, poderá tentar novamente. Bolton observou que quando Trump "reclama que os aliados não gastam o suficiente em defesa [...] ele está usando isso para reforçar sua desculpa para sair".