Notícias

Rio Guadalupe sobe 8 metros em 45 minutos e deixa 27 mortos no Texas, incluindo 9 crianças

800 pessoas estão desaparecidas, incluindo 25 meninas que estavam em acampamento cristão.
Rio Guadalupe sobe 8 metros em 45 minutos e deixa 27 mortos no Texas, incluindo 9 criançasGettyimages.ru / Eric Vryn

Uma forte tempestade provocou o transbordamento repentino do Rio Guadalupe, no Texas, que subiu mais de 8 metros em cerca de 45 minutos, em pleno o feriado de 4 de julho, que celebra a Independência dos Estados Unidos. A enxurrada surpreendeu moradores e visitantes, resultando em 27 mortes confirmadas, incluindo nove crianças, segundo a imprensa do país.

As equipes de resgate continuam atuando intensamente na região para localizar cerca de 800 pessoas desaparecidas, incluindo 25 meninas que participavam de um acampamento cristão às margens do rio.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou solidariedade às vítimas e garantiu apoio federal às operações de resgate:

"O governo Trump está trabalhando com as autoridades estaduais e locais no Texas em resposta às trágicas inundações que ocorreram ontem. Nossa Secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, estará lá em breve (...) Nossos bravos socorristas estão no local fazendo o que fazem de melhor", publicou o presidente em suas redes sociais. 

Na noite de sexta-feira (4), o estado do Texas declarou situação de desastre para viabilizar o envio emergencial de recursos.

"O Texas não medirá esforços para garantir que todas as pessoas desaparecidas sejam devidamente contabilizadas", afirmou o governador Greg Abbott. "Missões de resgate aéreo como essa são realizadas 24 horas por dia. Não pararemos até que todos sejam localizados".

Já o administrador municipal de Kerrville, Dalton Rice, informou que a elevação repentina do nível do rio ocorreu ainda antes do amanhecer. "Foi algo extremamente rápido, em um período muito curto, impossível de prever, mesmo com radar", declarou Rice à agência Reuters.