Notícias

"Os BRICS são o futuro da humanidade": Maduro diz que Venezuela pretende aderir ao bloco este ano

O presidente descreveu a decisão de Javier Milei de renunciar a entrada no bloco como "imbecil".
"Os BRICS são o futuro da humanidade": Maduro diz que Venezuela pretende aderir ao bloco este anoGettyimages.ru / Getty images

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, destacou nesta segunda-feira a importância dos BRICS para a criação de um mundo multipolar, ao mesmo tempo em que anunciou que seu país aspira a se tornar membro do bloco econômico em sua próxima cúpula, a ser realizada em outubro na Rússia.

"Os BRICS são o futuro da humanidade, os BRICS já são uma potência econômica definitiva, eles têm um banco poderoso", disse ele durante uma entrevista com o jornalista espanhol Ignacio Ramonet, lembrando sua reunião em setembro passado com a chefe do Novo Banco de Desenvolvimento do grupo, Dilma Rousseff. "Estive na sede do banco em Xangai [China] com sua presidente Dilma Rousseff, temos boas relações, avançando, com o Banco do BRICS", disse ele.

Ao mesmo tempo, ele criticou a decisão do presidente argentino Javier Milei de renunciar ao bloco, chamando-a de "uma das coisas mais desastradas e imbecis" que o novo chefe de Estado fez. "Ao tirar a Argentina do BRICS, [o presidente] está agindo contra os argentinos, contra o trabalhador argentino, contra o empresário argentino", disse ele, afirmando que essa medida significa "levar a Argentina de volta ao século XIX".

"O projeto de Milei é uma construção que eles fizeram para colocar suas garras na Argentina, tirá-la do mundo multipolar, transformá-la em vassala do mundo imperial unipolar e transformá-la em uma nova colônia da América do Sul, destruir o Estado, destruir sua economia, destruir sua identidade", disse Maduro.