EUA enfrentam risco elevado de ataques internos após ofensiva no Irã, sugere relatório

O relatório alegou a mobilização de supostos "grupos violentos" e "ameaça a autoridades" ligadas à operação contra instalações nucleares iranianas.

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos alertou para o risco de aumento de ameaças internas e cibernéticas no país, em meio ao envolvimento dos EUA no conflito do Oriente Médio, alega um relatório divulgado no domingo (22).

O documento sugere a possibilidade de que supostos "extremistas violentos" se mobilizem caso líderes iranianos emitam um decreto religioso pedindo retaliação contra alvos nos EUA.

Entre os grupos em risco estariam judeus, pró-israelenses e pessoas ligadas ao governo ou às Forças Armadas, além de autoridades envolvidas na morte do comandante iraniano Qasem Soleimani, em 2020.

O departamento também destaca a possibilidade de ataques cibernéticos contra infraestruturas americanas.