Notícias

Zelensky explica a destituição do chefe do Conselho de Segurança da Ucrânia

Alexander Litvinenko, que anteriormente atuava como chefe do Serviço de Inteligência Estrangeira, foi nomeado para o cargo.
Zelensky explica a destituição do chefe do Conselho de Segurança da UcrâniaGettyimages.ru / Chris McGrath

O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, falou sobre o decreto pelo qual demitiu o secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, Alexei Danylov.

"Sou grato a Alexei Danylov por seu trabalho como secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia. Ele está sendo transferido para outra área", disse o mandatário em um vídeo, sem detalhar sua nova função.

Ao mesmo tempo, explicou que a mudança faz parte do "reinício do sistema de governança do Estado".

Alexander Litvinenko, que anteriormente atuou como chefe do Serviço de Inteligência Estrangeira, foi nomeado para substituir Danylov e "combinar sua experiência como chefe" do Serviço de Inteligência Estrangeira "com as tarefas do Conselho de Segurança Nacional", explicou Zelensky.

"Em geral, espero que as capacidades estratégicas de nosso Estado para prever e influenciar os processos dos quais depende a segurança nacional de nosso país sejam fortalecidas", disse o presidente. 

  • Já em 2022, a imprensa ucraniana sugeriu que Danilov poderia estar em conflito com o chefe do Gabinete presidencial ucraniano, Andrei Yermak, e outras autoridades do círculo de Zelensky. Segundo esses relatórios, Danilov foi "gradualmente removido da influência em muitos processos".
  • Enquanto isso, as declarações públicas de Danilov têm sido repetidamente objeto de controvérsia. Na semana passada, por exemplo, o agora ex-secretário do Conselho de Segurança Nacional se referiu de forma depreciativa ao representante especial de Pequim para assuntos eurasiáticos, Li Hui, cuja missão diplomática está concentrada em ajudar a resolver o conflito ucraniano.