Notícias

Le Monde: 'Principal unidade' do Exército ucraniano usa suásticas e símbolos da SS

O levantamento do jornal francês apontou 350 militares com iconografia nazista, 200 deles na 3ª Brigada de Assalto, que recebe treinamento em países ocidentais.
Le Monde: 'Principal unidade' do Exército ucraniano usa suásticas e símbolos da SSGettyimages.ru / Gian Marco Benedetto / Anadolu Agency

O jornal francês Le Monde informou que membros das Forças Armadas da Ucrânia estão usando símbolos nazistas. Por meio das redes sociais, o jornal identificou "várias centenas" de militares ucranianos fazendo saudações nazistas, usando suásticas e emblemas da SS.

Observe que das 350 pessoas identificadas durante uma investigação da mídia sobre o nazismo no exército de Kiev, 200 são membros da 3ª Brigada de Assalto das Forças Terrestres ucranianas, que a mídia descreve como "uma das principais unidades" do exército do país.

O jornal lembra que essa brigada é a sucessora do regimento neonazista Azov*, fundado em 2014 por ativistas da extrema-direita ucraniana ultraradical.

Deve-se lembrar que, em maio de 2022, dezenas de seus membros, muitos dos quais usavam todos os tipos de tatuagens neonazistas, foram feitos prisioneiros como resultado de um cerco pelas tropas russas na usina siderúrgica Azovstal em Mariupol.

Como aponta o jornal, os símbolos nazistas são usados pelos membros da 3ª Brigada de Assalto, mesmo a unidade sendo parte integrante do exército ucraniano.

Também é relatado que os membros dessa brigada recebem treinamento militar em países ocidentais, inclusive na França.

 

*Organização proibida e classificada como uma organização terrorista na Rússia.