Hamas pede que a ajuda humanitária a Gaza seja entregue por terra após mortes por entregas aéreas
O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas, pelo sua sigla em árabe) pediu que a ajuda humanitária para a Faixa de Gaza (Palestina) entre por terra, disse o grupo nesta terça-feira em um comunicado citado pelo canal Al Arabiya.
"Pedimos o fim imediato das operações de lançamento aéreo [...] e exigimos a abertura imediata e rápida das passagens terrestres para permitir que a ajuda humanitária chegue ao nosso povo palestino", segundo o comunicado.
Anteriormente, o Hamas informou que 12 pessoas se afogaram e seis foram mortas em debandadas em 25 de março no norte do enclave sitiado pelas Forças de Defesa de Israel, quando tentavam pegar pacotes com alimentos lançados de aviões ao longo da costa.
İsrail'in ablukası altındaki Gazze Şeridi'nin kuzeyine havadan indirilen insani yardım malzemelerinin çoğu denize düştü pic.twitter.com/ydQ6zwsVdv
— Anadolu Ajansı (@anadoluajansi) March 25, 2024
A military plane banked over the war-ravaged ruins of Gaza City dropping dozens of black parachutes carrying food aid.https://t.co/VQvGF98DEspic.twitter.com/4saSfZEEhw
— AFP News Agency (@AFP) March 25, 2024
Na segunda-feira, o movimento palestino denunciou que a Administração israelense dificulta as negociações e obstrui um acordo de cessar-fogo em Gaza. "O [primeiro-ministro] Benjamin Netanyahu e seu Governo extremista têm total responsabilidade por frustrar todos os esforços de negociação e, até o momento, obstruir a obtenção de um acordo", diz o comunicado.