Blinken diz que há "alternativas" para uma operação terrestre em Rafah
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, transmitiu ao ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, a posição de Washington sobre alternativas a uma operação militar em grande escala na cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza. Assim o informou na segunda-feira o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller.
"O secretário enfatizou que há alternativas para uma grande operação terrestre que garantiriam melhor a segurança de Israel e protegeria os civis palestinos", declarou Miller em um comunicado.
Blinken também reiterou a Gallant sua oposição a uma invasão de Rafah, já que isso "colocaria em risco ainda mais o bem-estar dos mais de 1,4 milhão de civis palestinos que estão abrigados lá".
No mesmo contexto, o secretário de Estado "também discutiu a necessidade de aumentar e manter imediatamente a assistência humanitária adicional para atender às necessidades dos civis em Gaza".
No entanto, Blinken reiterou o apoio de Washington ao país judeu para "garantir a derrota" do movimento radical palestino Hamas, inclusive em Rafah.
Da mesma forma, em fevereiro, o presidente dos EUA, Joe Biden, alertou Tel Aviv que "não deve realizar uma operação militar sem um plano confiável e implementável que garanta a segurança e o apoio aos civis".