Notícias

Petro convida o mundo a romper relações com Israel caso não cumpra o cessar-fogo

O Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução que pede um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza.
Petro convida o mundo a romper relações com Israel caso não cumpra o cessar-fogoGettyimages.ru / Sebastian Barros/NurPhoto

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, reagiu nesta segunda-feira à aprovação da resolução da ONU que exige um cessar-fogo na Faixa de Gaza durante o mês do Ramadã. Nesse sentido, convidou a comunidade internacional a romper relações diplomáticas com Israel caso o país hebreu não cumpra a resolução.

"Finalmente, o Conselho das Nações Unidas aprovou por unanimidade uma resolução para um cessar-fogo em Gaza", comemorou o mandatário colombiano em sua conta no Twitter, na qual também pediu "às nações do mundo que, se Israel quebrar esse cessar-fogo", rompam relações com esse país.

Horas antes, o Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução exigindo um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza, bem como a "libertação imediata e incondicional de todos os reféns". A ONU disse que seria "imperdoável" se a resolução não fosse cumprida.

Os EUA foram o único membro do Conselho a se abster de votar; no entanto, também não vetaram a resolução, que Israel descreveu como um "claro recuo da posição consistente dos EUA desde o início da guerra", e criticou Washington por dar ao Hamas "esperança" de que poderia conseguir uma cessação temporária das hostilidades.