Notícias

ONU sobre ataque ucraniano em Belgorod: "Ataques a civis são inaceitáveis e devem ser condenados"

O ataque aéreo ucraniano contra a cidade russa de Belgorod no sábado deixou 18 civis mortos, incluindo crianças, e 111 feridos, incluindo 15 menores de idade.
ONU sobre ataque ucraniano em Belgorod: "Ataques a civis são inaceitáveis e devem ser condenados"Sputnik / Anton Vergun

Os ataques contra civis são "inaceitáveis" e "devem ser condenados", disse o gabinete do Secretário-Geral da ONU à RIA Novosti com relação ao bombardeio ucraniano contra a cidade russa de Belgorod, que deixou 18 civis mortos, incluindo crianças, e 108 feridos, incluindo 15 menores de idade.

Além disso, a organização afirmou que "os ataques contra a infraestrutura civil e a população violam o direito internacional humanitário, são inaceitáveis e devem cessar imediatamente".

Mais cedo, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que Moscou havia solicitado uma reunião do Conselho de Segurança da ONU em relação ao ataque ucraniano a Belgorod. De acordo com a porta-voz, a reunião foi solicitada para 30 de dezembro às 23:00 (horário de Moscou).

O lado russo também exigiu a presença do representante permanente da República Tcheca na ONU para "explicar o fornecimento de munição que mata civis por parte de seu país". Além disso, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia declarou que o bombardeio das Forças Armadas ucranianas na cidade de Belgorod foi realizado "deliberadamente contra locais de concentração maciça de civis".

Após o ataque, o Ministério da Defesa da Rússia declarou que Kiev "tentou lançar um ataque combinado indiscriminado" contra a cidade usando dois mísseis Olja equipados com munições de fragmentação proibidas e lançadores múltiplos de foguetes Vampire de fabricação tcheca.

O Ministério da Defesa da Rússia explicou que o sistema de defesa antiaérea interceptou os mísseis e a maioria dos sistemas de foguetes Vampire lançados da Ucrânia. No entanto, vários mísseis derrubados e fragmentos de mísseis atingiram a cidade de Belgorod. Como resultado do ataque, além das baixas entre a população, cerca de 40 instalações civis também foram danificadas.

O governador local, Vyacheslav Gladkov, disse que o ataque ucraniano de sábado teve "as consequências mais graves dos últimos dois anos" em termos de bombardeio pelas forças ucranianas.