Notícias

Macron acredita que a Ucrânia pode cair em breve

O presidente francês fez essa declaração durante um jantar privado em um evento político no Palácio do Eliseu, de acordo com o Politico.
Macron acredita que a Ucrânia pode cair em breveGettyimages.ru / Nicolas Economou / NurPhoto /

O presidente da França, Emmanuel Macron, acredita que as forças de Kiev podem sofrer uma derrota no campo de batalha em um futuro não muito distante e que a Ucrânia perderá no conflito contra a Rússia.

"A Ucrânia pode cair muito em breve", afirmou Macron durante um jantar privado em um evento político no Palácio do Eliseu, de acordo com uma fonte citada pelo Politico.

"Agora é o momento de comentar, mais do que mobilizar; eu gostaria que isso mudasse", sublinhou Macron, de acordo com uma pessoa com conhecimento do assunto. "Realmente precisamos assumir o controle das tropas, mobilizar muito mais", acrescentou.

Tropas europeias na Ucrânia

As observações do alto funcionário foram feitas em meio a crescentes pedidos para que tropas europeias sejam enviadas ao território ucraniano. No final de fevereiro, o presidente francês, Emmanuel Macron, declarou queo envio de tropas ocidentais para a Ucrânia não deveria ser descartado, gerando polêmica na UE. O mandatário insistiu em sua ideia, indicando que "a Rússia não pode nem deve vencer essa guerra".

Na terça-feira, o Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia (SVR, em suas siglas em russo) informou que Paris já está se preparando para enviar um contingente de cerca de 2 mil soldados franceses para a Ucrânia. Além disso, detalhou que os militares franceses temem que uma unidade tão grande não pode ser deslocada para o país discretamente, o que se tornará um "alvo legítimo e prioritário" para os ataques russos.

O Kremlin alertou que, se o Ocidente enviar suas forças militares para o país eslavo, um conflito direto entre a Rússia e a OTAN não poderá ser evitado.