Notícias

Lula critica liberdade provisória de Daniel Alves

"O dinheiro não pode comprar a ofensa que um homem faz a uma mulher ao cometer um estupro", disse o presidente brasileiro.
Lula critica liberdade provisória de Daniel AlvesGettyimages.ru / Ton Molina

O presidente do Brasil, Luz Inácio Lula da Silva, criticou a decisão da justiça espanhola de conceder liberdade provisória ao ex-jogador de futebol Daniel Alves, condenado a quatro anos e meio de prisão por estupro.

"Com o dinheiro que o Daniel Alves tem, o dinheiro que alguém possa emprestar para ele, não pode comprar a ofensa que um homem faz a uma mulher praticando estupro, quando o sexo é uma coisa feita a dois e tem que ser permitida e consentida por dois. Isso é crime".

As declarações do presidente foram feitas na quarta-feira, durante um evento que marcou o 44º aniversário do Partido dos Trabalhadores.

Horas antes, o tribunal de Barcelona decidiu libertar o zagueiro em troca de uma fiança fixada em um milhão de euros (aproximadamente US$ 1,08 milhão). Também ficou estabelecido que ele não poderá deixar o país, deverá entregar seus dois passaportes (espanhol e brasileiro) e comparecer ao tribunal semanalmente.

De acordo com fontes ligadas ao caso citadas pelo jornal espanhol La Vanguardia, o pai de seu amigo e ex-companheiro de equipe Neymar teria pago a fiança, já que Alves tem todos os seus bens confiscados devido a um processo judicial com sua ex-mulher no Brasil.

O ex-jogador do Barcelona foi condenado em fevereiro pelo estupro de uma jovem de 23 anos no banheiro de uma sala privada da conhecida boate Sutton, em Barcelona, em 30 de dezembro de 2022. Alves teve sua prisão preventiva decretada desde 20 de janeiro de 2023 por risco de fuga. Portanto, até o momento, ele teria cumprido um ano e um mês de sua sentença total.