Notícias

CELAC pede à ONU reconhecer o Estado palestino

24 países membros apoiaram o envio de uma carta às Nações Unidas para uma votação sobre a questão.
CELAC pede à ONU reconhecer o Estado palestinoGettyimages.ru / Arnoldo Robert/LatinContent

Os países membros da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) assinaram uma carta ao secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pedindo que o órgão processe em plenário uma votação para reconhecer o Estado palestino como membro de pleno direito. 

Em resposta à declaração que condena a incursão militar de Israel na Faixa de Gaza, assinada na Cúpula de Chefes de Estado da CELAC em São Vicente e Granadinas neste mês, 24 países endossaram a carta, assinada pela presidente de Honduras e 'pro-tempore' da CELAC, Xiomara Castro.

"As diferenças entre as partes são abismais em favor de Israel, e as vítimas diárias se somam por milhares, principalmente mulheres, crianças e idosos", diz a carta, enquanto ressalta o veto dos EUA às iniciativas para um cessar-fogo imediato. 

O documento também insta a "reconhecer, sem reservas, a existência do Estado palestino com todas as prerrogativas e obrigações de qualquer país do mundo". Além disso, pede urgentemente a "abertura de corredores humanitários pelos quais as pessoas que transportam alimentos, água, remédios e assistência médica possam se deslocar com segurança".

"Se alguma vez, após o Holocausto da Segunda Guerra Mundial, foi necessário que a ONU atuasse como garantidora da existência da humanidade, este é o momento, o seu momento", conclui a carta.