Notícias

Alarme no Peru: mais de 65% de seu patrimônio cultural está em risco

O Executivo peruano já aprovou um plano de ação para reduzir os perigos.
Alarme no Peru: mais de 65% de seu patrimônio cultural está em riscoGettyimages.ru / Artur Widak/NurPhoto

O Governo Peru alertou nesta quarta-feira que mais de 65% do patrimônio cultural do país andino está em risco no caso de um grande terremoto ou outros fenômenos ou desastres naturais.

A maioria dos bens imóveis enfrenta desafios como degradação, falta de manutenção da infraestrutura, deterioração, devido à passagem do tempo, inundações, chuvas, entre outros, disse o Ministério da Cultura em um comunicado à imprensa.

Em resposta a isso, foi ativado o 'Plano de ação para abordar os riscos devido a terremotos em bens do patrimônio histórico em nível nacional 2024-2025" para articular ações para reduzir os perigos.

O projeto consiste em três fases: redução de riscos por meio de assistência técnica a funcionários, proprietários e administradores; um estágio de resposta para ativar protocolos 48 horas após o incidente; e recuperação para intervir nas propriedades declaradas patrimônio cultural.

O Peru tem 4.863 propriedades construídas após o período pré-hispânico que foram declaradas Patrimônio Cultural Nacional. Desse grupo, Lima tem a maioria (1.255) e 3.160 são monumentos construídos na época do vice-reinado.