Notícias

Lima é escolhida como cidade-sede dos Jogos Pan-Americanos de 2027

A Panam Sports escolheu a capital peruana para substituir Barranquilla.
Lima é escolhida como cidade-sede dos Jogos Pan-Americanos de 2027Gettyimages.ru / Buda Mendes

A cidade de Lima, capital do Peru, foi escolhida como sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2027, anunciou nesta terça-feira a Organização Desportiva Pan-Americana, mais conhecida como Panam Sports.

Com 28 votos, o Peru foi escolhido para sediar seus segundos Jogos Pan-Americanos. Eles já haviam sido selecionados em 2019.

Em declarações ao canal estatal TVPerú Noticias, o chefe do Conselho de Ministros, Gustavo Adrianzén, saudou a votação. "Estamos muito comprometidos, vamos seguir em frente, isso é feito por um Peru que está unido e um Peru que acredita nos jovens", disse ele.

Lima e Assunção (Paraguai) estavam tentando sediar o grande evento esportivo para substituir Barranquilla (Colômbia), que recentemente perdeu a organização por não atender às condições exigidas.

A decisão foi tomada após uma votação secreta entre os 41 membros da Panam Sports em Miami, EUA, onde as delegações de ambos os países apoiaram suas candidaturas.

A presidente peruana, Dina Boluarte, assegurou que sua nação "garante o sucesso, a segurança, a qualidade, o calor humano e a excelência desses Jogos".

Seu colega paraguaio, Santiago Peña, disse que, se fossem escolhidos, teriam "os melhores Jogos da história". Ele acrescentou: "Estou convencido de que eles não se arrependerão de nomear o Paraguai".

País onde Governos cumprem mandatos

O presidente do Comitê Olímpico Paraguaio (COP), Camilo Pérez, enfatizou que seu país é "seguro, forte, moderno e muito democrático, onde nossos governos cumprem seus mandatos e são firmes".

Ele até mencionou o caso de Peña, que "tem seu mandato constitucional até agosto de 2028".

Em seis anos, o Peru teve seis chefes de Estado. O último a completar o mandato de cinco anos foi Ollanta Humala, de 2011 a 2016.