Trump: OTAN "se aproveitou" dos Estados Unidos
Os EUA fornecem a maior parte do orçamento da OTAN, embora seus aliados europeus precisem mais da defesa da aliança, disse o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, na terça-feira, afirmando que, para que seu país permaneça no bloco, ele deve ser "tratado de forma justa".
Em entrevista à GB News, Trump voltou a criticar os países europeus por não cumprirem suas obrigações financeiras com a aliança e alertou que eles devem pagar suas dívidas para garantir o apoio de Washington. "Por que deveríamos proteger esses países que têm muito dinheiro enquanto os EUA pagaram a maior parte da OTAN?", questionou.
Ao mesmo tempo, o ex-presidente ressaltou que, depois que ele começou a ameaçar os aliados europeus de que eles seriam privados do apoio dos EUA, a Europa começou a pagar. "Muito dinheiro entrou desde que esses comentários foram feitos", disse ele.
"Agora a OTAN tem que tratar os EUA de forma justa, porque sem os EUA, a OTAN nem existiria.Eles se aproveitaram de nós como a maioria dos países faz", declarou, observando que, em sua opinião, Washington pagou 90% do orçamento do bloco militar.
Trump enfatizou: "Foi a coisa mais injusta e não vamos nos esquecer de que é mais importante para eles do que para nós. Temos um oceano que nos separa de alguns problemas. Temos um oceano bom, grande e bonito.[...]Eles se aproveitaram de nós no comércio, se aproveitaram de nós no âmbito militar. Ao mesmo tempo, ele garantiu que, se os países europeus começarem a cumprir suas obrigações, os EUA os ajudarão "cem por cento".