Notícias

Putin agradece ao povo russo pela vitória nas eleições presidenciais

Em seu primeiro discurso público após a publicação dos resultados preliminares da votação, o líder russo agradeceu aos cidadãos por sua confiança e apoio.
Putin agradece ao povo russo pela vitória nas eleições presidenciaisAP / Alexander Zemlianichenko

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fala à imprensa após a apresentação dos primeiros resultados da contagem de votos da eleição presidencial.

Em seu primeiro discurso público após a divulgação dos resultados preliminares da votação, o líder russo agradeceu aos cidadãos por sua confiança e apoio. "Agradeço a todos os cidadãos da Rússia pela confiança que depositaram em mim, e farei tudo o que estiver ao meu alcance para resolver todas as tarefas que foram definidas para o país e para atingir as metas que consideramos prioritárias", acrescentou.

"Temos muitas tarefas à nossa frente"

O presidente disse que as eleições demonstraram a coesão do povo multinacional da Rússia. "O alto comparecimento às urnas está relacionado a isso. As pessoas vieram para criar condições para a consolidação", declarou. Putin lembrou que as eleições não são "algo formal", pois "os votos dos cidadãos russos constituem a vontade unificada do povo". "Temos muitas tarefas concretas e importantes à nossa frente. Os resultados das eleições são a confiança dos cidadãos do país e sua esperança de que faremos tudo conforme planejado", disse ele.

Putin também comentou sobre os incidentes de danos às cédulas eleitorais durante as votações, lembrando que isso era um crime e que as agências de aplicação da lei agiriam de acordo com a lei.

Baixas de "traidores

Além disso, o presidente comentou sobre as baixas de "traidores" que participaram de ataques militares contra a Rússia, referindo-se aos cidadãos russos que participaram dos combates do lado de Kiev.

"As perdas de traidores do Corpo de Voluntários Russos [parte das Forças Armadas Ucranianas] e de outras unidades semelhantes nos últimos ataques chegaram a 800 pessoas", disse sobre os combates dos últimos dias nas áreas fronteiriças de Belgorod e Kursk. "Não temos sentença de morte, mas consideraremos essas pessoas como aquelas que estão na zona de combate", disse ele.

"Taiwan é, sem dúvida, parte da China"

Durante seu discurso, Putin também abordou a situação no Estreito de Taiwan, lembrando que a ilha de mesmo nome "é, sem dúvida, parte da República Popular da China".

O discurso de Putin ocorre logo após a divulgação dos primeiros resultados da contagem de votos da eleição presidencial, que posicionou Putin como o vencedor da eleição.