Notícias

Putin diz que estava disposto a trocar Navalny por russos detidos no Ocidente

Segundo o presidente russo, a morte do ativista político é um "triste acontecimento".
Putin diz que estava disposto a trocar Navalny por russos detidos no OcidenteAP / Alexander Zemlianichenko

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse, após os primeiros resultados da eleição presidencial, que estava disposto a trocar o ativista político russo Alexei Navalny, que morreu na prisão no mês passado enquanto cumpria pena por extremismo, por russos detidos no Ocidente.

"Sim, ele morreu, é sempre um acontecimento triste, mas já tivemos outros casos de pessoas que morreram na prisão. Isso não aconteceu nos EUA? Já aconteceu muitas vezes", disse ele.

A morte do ativista, que está na lista de terroristas e extremistas da Federação Russa, foi anunciada em 16 de fevereiro pelo Departamento do Serviço Penitenciário Federal do Okrug Autônomo de Yamalo-Nenets (Ártico). Navalny, 47 anos, teria se sentido mal após uma caminhada e perdido a consciência.

  • Em agosto de 2023, o Tribunal da Cidade de Moscou condenou Alexei Navalny a 19 anos de prisão por acusações de extremismo. Ele foi considerado culpado dos crimes de criação de uma organização extremista (o Fundo Anticorrupção), de fazer apelos públicos extremistas, de criar uma organização sem fins lucrativos que viola os direitos dos cidadãos, de financiar o extremismo e de envolver menores de idade em ações que colocam a vida em risco.