Notícias

Ex-ativista político Aleksei Navalny morre na prisão

Foi informado que Navalny, de 47 anos, se sentiu mal após uma caminhada e perdeu a consciência.
Ex-ativista político Aleksei Navalny morre na prisãoSputnik / Pavel Bednyakov

O Departamento do Serviço Penitenciário Federal do Distrito Autônomo de Yamalo-Nenets informou sobre a morte do ex-ativista político russo Aleksei Navalny (listado como terrorista e extremista pela Federação Russa).

"Todas as medidas de ressuscitação necessárias foram realizadas, mas não produziram resultados positivos", revelou-se.

Foi informado que Navalny, de 47 anos, teria se sentido mal após uma caminhada e perdido a consciência. Os médicos o declararam morto. Alguns meios de comunicação informam que houve um desprendimento de coágulo sanguíneo, mas ainda não há confirmações oficiais.

Um controle processual foi organizado sobre a morte do ex-ativista político, segundo o Comitê de Investigação da Rússia. Está sendo aplicado um conjunto de medidas de investigação e operações para estabelecer todas as circunstâncias da morte.

O Kremlin reagiu ao incidente. As causas da morte de Aleksei Navalny serão determinadas pelos médicos, comentou o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov.

O pai de Aleksei Navalny, chamado Anatoly, confirmou a morte de seu filho em uma conversa com as mídias locais. Também observou que ainda não se sabe onde seu funeral será realizado.

"O Ocidente já tem suas conclusões"

Enquanto isso, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, criticou a reação dos países ocidentais à morte do blogueiro.

"A reação imediata dos líderes da OTAN à morte de Navalny na forma de acusações diretas contra a Rússia é contraproducente", escreveu em suas redes socias. "O exame forense ainda não foi feito, mas o Ocidente já tem suas conclusões prontas", acrescentou.

Por que Navalny foi condenado?

Em agosto de 2023 o Tribunal Municipal de Moscou setenciou Akeksei Navalny a 19 anos de prisão por extremismo. Ele foi declarado culpado por crimes de criar uma organização extremista (o Fundo Anticorrupção), fazer chamados públicos do tipo extremista, criar uma organização sem fins lucrativos que viola os direitos dos cidadãos, financiamento do extremisto e implicar menores de idade em ações que colocam a vida em perigo.

Navalny foi transferido a uma prisão do distrito autônomo de Yamalo-Nenets (Sibéria Ocidental) em dezembro de 2023.

Ao final de 2014, Navalny também recebeu uma pena de 3,5 anos de prisão pelo caso Yves Rocher, em que foi acusado de fraude em grande escala no âmbito de sua atividade empresarial. Segundo a sentença, Aleksei e seu irmão Oleg roubaram 26,8 milhões de rublos (cerca de 290.000 dólares na cotação atual) da empresa de Yves Rocher e 4,5 milhões de rublos (mais de 48.000 dólares na cotação atual) de outra companhia relacionada com o caso.

O blogueiro foi encarcerado após a pena imposta no caso de desvio de dinheiro da Yves Rocher, que previa a liberdade condicional, ser substituída em função de violações ao regime estipulado, em fevereiro de 2021.