Notícias

Confira o porquê é melhor comer a carne de píton do que a carne bovina?

Cerca de 82% do peso vivo dessas cobras gera produtos utilizáveis, observam os pesquisadores.
Confira o porquê é melhor comer a carne de píton do que a carne bovina?Gettyimages.ru / Matt Cardy

Os cientistas concluíram que as pítons criadas em fazendas podem se tornar uma nova forma sustentável e eficiente de pecuária, que é mais ecológica e aumenta a segurança alimentar.

De acordo com um novo estudo da Universidade Macquarie da Austrália, liderado pelo doutor Daniel Natusch, essas cobras transformam os alimentos ingeridos em peso de uma forma muito melhor que as carnes convencionais, incluindo galinhas e vacas.

"Descobrimos que as pítons cresceram rapidamente até atingir o 'peso de abate' no primeiro ano após a eclosão", explicou, observando que sua carne é branca e contém um alto nível de proteína.

Natusch enfatizou que esses animais de sangue frio precisam de pouca água e podem sobreviver bebendo o orvalho depositado em suas escamas. Também observou que sua dieta inclui roedores e outras pragas, que ameaçam as plantações, e que as cobras produzem muito menos gases de efeito estufa do que os mamíferos.

"Mostramos que as fazendas de cobras podem converter com eficiência muitos resíduos agrícolas em proteínas, enquanto produzem relativamente poucos resíduos próprios", acrescentou o cientista. Além disso, cerca de 82% do peso vivo das pítons gera produtos utilizáveis, incluindo sua valiosa pele, bem como a gordura e a vesícula biliar, que é usada na medicina.

No entanto, os pesquisadores disseram que é improvável que a Austrália ou a Europa adotem a criação de pítons, já popular nos países asiáticos. "Acho que levará muito tempo até que você veja hambúrgueres de píton servidos em seu restaurante local favorito aqui", afirmou Natusch.