Notícias

Zelensky revela planos para construir três linhas de fortificações

Presidente ucraniano descreveu a construção de 2.000 quilômetros de defesas como uma "tarefa enorme".
Zelensky revela planos para construir três linhas de fortificaçõesGettyimages.ru / Chris McGrath

O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, realizou nesta segunda-feira uma reunião com comandantes militares seniores e ouviu os relatórios dos comandantes sobre a situação na zona de combate, em particular sobre o progresso na construção de fortificações.

"Outra questão importante são as fortificações. O relatório do primeiro-ministro Denis Shmygal sobre o ritmo de construção de novas linhas de defesa. A defesa em três faixas, com uma extensão de 2.000 quilômetros, é uma tarefa enorme, mas agora o ritmo está bom. Conto com sua conclusão em tempo hábil", escreveu o mandatário em uma declaração em seu canal do Telegram.

No final do ano passado, Zelensky afirmou que Kiev construiria estruturas defensivas de Donbass até o oeste da Ucrânia. O presidente prometeu estabelecer fortificações nas direções de Avdeyevka e Marinka, bem como ao longo das fronteiras com a Rússia e Belarus. E, na semana passada, Shmygal disse que o Governo havia alocado mais de 20 bilhões de grivnas (mais de US$ 520 milhões) para a construção de fortificações, informou a mídia local.

Em 2 de março, o The New York Times escreveu que o sucesso das tropas russas, que continuam sua ofensiva após a libertação de Avdeyevka, pode ser explicado, entre outras coisas, pelas posições mal preparadas e mal fortificadas das forças armadas ucranianas. De acordo com o jornal, as fotos das zonas de combate mostram linhas de trincheiras esparsas e rudimentares, e muitas fortificações adicionais estão faltando.