Notícias

América do Norte está afundando no manto da Terra, alertam cientistas

O fenômeno ocorre principalmente no centro-oeste dos EUA; geólogos pedem um monitoramento cauteloso da situação.
América do Norte está afundando no manto da Terra, alertam cientistas

Um grupo de pesquisadores da Universidade do Texas fez uma descoberta chocante: parte do solo subterrâneo na América do Norte começou a se mover em direção ao manto da Terra, em um processo que pode ser comparado a gotas de água escorrendo por um funil, conforme relatado recentemente pela Live Science.

O estudo, publicado na revista Nature Geoscience, analisa como esse fenômeno acontece na litosfera cratônica, a camada intermediária que conecta a crosta terrestre ao manto superior. Nessa região, encontram-se estruturas antigas conhecidas como "crátons", que servem como os núcleos dos continentes.

Utilizando técnicas avançadas de tomografia sísmica, os geólogos conseguiram observar, pela primeira vez, o colapso de um cráton em tempo real, com grandes blocos se desprendendo do núcleo continental norte-americano e afundando até 600 quilômetros no manto.

Esse impressionante fenômeno ocorre principalmente no centro-oeste dos EUA, abrangendo uma área que perpassa os estados de Michigan a Nebraska e Alabama. Embora aconteça constantemente, as mudanças ocorrem em uma escala de tempo geológica, ou seja, são tão lentas que não são perceptíveis na superfície.

Embora o deslocamento das rochas não represente um risco significativo no curto prazo, os geólogos recomendam um monitoramento cuidadoso da situação.