Notícias

EUA afirmam que não pretendem enviar tropas para a Ucrânia

Segundo John Kirby, Kiev não está pedindo que militares estrangeiros sejam enviados ao campo de batalha, "está pedindo apenas as ferramentas e os recursos".
EUA afirmam que não pretendem enviar tropas para a UcrâniaGettyimages.ru / Roberto Schmidt/

Washington não tem intenção de enviar tropas norte-americanas para a zona de conflito ucraniana para lutar ao lado do regime de Kiev, assegurou nesta terça-feira o porta-voz do Conselho de Segurança da Casa Branca, John Kirby.

Durante uma coletiva de imprensa, um repórter pediu a Kirby que comentasse os comentários do presidente francês Emmanuel Macron sobre a possibilidade de enviar tropas francesas para a Ucrânia. O porta-voz disse que não analisaria essas declarações, acrescentando que "[Macron] certamente tem o direito e a oportunidade de expressar sua opinião".

Kirby ainda observou que ele próprio "só pode falar em nome do presidente Joe Biden", que, por sua vez, "deixou claro desde o início da guerra que as tropas dos EUA não lutarão em território ucraniano".

Segundo o porta-voz, o presidente ucraniano Vladimir Zelensky não está pedindo o envio de tropas norte-americanas para o campo de batalha, "apenas as ferramentas e os recursos". "Ele nunca pediu que tropas estrangeiras lutassem por seu país. Ele e suas tropas querem fazer isso, mas precisam das ferramentas e é aí que temos que ajudá-los", afirmou.

Na semana passada, Macron sugeriu a possibilidade de as tropas ocidentais serem enviadas à Ucrânia. Durante a cúpula especial sobre o conflito ucraniano, que contou com a participação de cerca de 20 países, ele disse em uma coletiva de imprensa: "Não há consenso hoje para enviar tropas ao local de forma oficial, assumida e endossada". "Mas, em termos dinâmicos, nada deve ser descartado", disse ele. Tal iniciativa já foi descartada pela Alemanha, Reino Unido, Espanha, Itália, Suécia e Canadá, entre outros.