Notícias

Hillary Clinton: "Vamos aceitar a realidade, Joe Biden está velho"

A ex-secretária de Estado dos EUA disse que a sociedade deve "seguir em frente" para proteger a democracia nas próximas eleições presidenciais.
Hillary Clinton: "Vamos aceitar a realidade, Joe Biden está velho"Gettyimages.ru / David Zorrakino/Europa Press

A ex-secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse nesta terça-feira que a sociedade norte-americana deve "aceitar a realidade" da idade avançada do presidente Joe Biden e "seguir em frente" para proteger a democracia na próxima eleição presidencial.

"Alguém me disse outro dia [...] 'Bem, mas, você sabe, Joe Biden é velho'. Eu disse: 'Quer saber? Joe Biden é velho. Vamos em frente e aceitemos a realidade. Joe Biden é velho'", disse a ex-funcionária no programa de rádio 'Mornings with Zerlina'.

Além disso, Clinton também fez fortes críticas ao possível candidato republicano Donald Trump. "Portanto, temos uma disputa entre um candidato que é velho, mas que fez um trabalho eficaz e não ameaça nossa democracia. E temos outro candidato que é velho, mal faz sentido quando fala, é perigoso e ameaça nossa democracia", expressou.

"Então, realmente, escolha entre os dois velhos e descubra como você vai salvar nossa democracia. Porque não importa onde você esteja no espectro político, o que você quer é manter a liberdade, o Estado de direito e a proteção dos direitos fundamentais das pessoas, pelo menos é o que eu pensava", continuou.

Embora a ex-candidata democrata à presidência tenha pedido que as pessoas reconhecessem a idade avançada de Biden, ela evitou se referir à capacidade mental questionável do ocupante da Casa Branca. Em vez disso, ela sugeriu que Trump era quem tinha problemas de memória.

"Se [a memória] for uma preocupação, ouçam Donald Trump, que está falando coisas sem sentido, ele não consegue nem lembrar contra quem está concorrendo. Ele fala constantemente que Barack Obama era seu adversário. Da última vez que verifiquei, não era isso que estava acontecendo", disse. "Portanto, se você está preocupado com o fato de uma pessoa não saber necessariamente o que está acontecendo, eu estaria muito mais preocupado com Donald Trump", enfatizou.

Preocupação com a saúde mental dos líderes

Enquanto isso, seis em cada dez norte-americanos duvidam da capacidade de Biden de servir efetivamente como presidente, segundo uma nova pesquisa da Associated Press/NORC Public Affairs Research Center divulgada em 2 de março.

Da mesma forma, quase seis em cada dez também dizem não ter confiança nas habilidades cognitivas do ex-presidente Donald Trump.

"Um velhinho simpático"

Biden, 81 anos, é o presidente mais velho da história dos EUA. No início de fevereiro, um relatório de um promotor independente foi divulgado, descrevendo o político democrata como "um bom velhinho com boas intenções e uma memória ruim", o que criou uma "tempestade" política no país.

No entanto, a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse na quarta-feira que o médico-chefe e o neurologista do atual presidente dos EUA concluíram que Biden não precisa de uma avaliação da capacidade mental.