Notícias

Trump comenta sobre a decisão da Suprema Corte que o libera para concorrer à presidência

O republicano afirmou que todas as acusações contra ele são coordenadas pela Casa Branca.
Trump comenta sobre a decisão da Suprema Corte que o libera para concorrer à presidênciaGettyimages.ru / Win McNamee

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, aplaudiu a decisão da Suprema Corte que permitirá que ele apareça na cédula eleitoral do estado do Colorado e lhe dará liberdade para concorrer na próxima eleição presidencial.

"Essencialmente, você não pode tirar alguém de uma disputa porque um adversário gostaria que você o fizesse", disse Trump nesta segunda-feira em sua mansão Mar-a-Lago em Palm Beach, Flórida. "A Suprema Corte se saiu muito bem e eu realmente acho que será um fator unificador, porque, embora a maioria dos estados ficaram encantados por me ter, houve alguns que não, e não o queriam por motivos políticos", acrescentou.

O republicano afirmou que todas as alegações contra ele são "coordenadas pela Casa Branca". "Estou sendo processado por [Joe] Biden, meu oponente", enfatizou Trump, observando que um presidente deve ter "imunidade total para tomar decisões" e estar livre "de todo o terror quando deixar o cargo". 

O ex-mandatário ainda pediu que o democrata parasse de usar promotores e juízes para "perseguir seus oponentes e tentar prejudicá-los para poder vencer uma eleição".

A decisão foi tomada às vésperas da Super Terça, uma das datas mais importantes do calendário eleitoral dos EUA, quando os eleitores de 16 estados votarão nos candidatos de cada partido.

Essa decisão a favor do ex-presidente congela esse tipo de procedimento em outros estados, enquanto uma decisão negativa teria aberto um precedente que estabeleceria uma tendência de excluir Trump da votação em outros estados.