Capivaras verdes na Argentina: trabalho digital ou fenômeno natural? (VÍDEO)

Os visitantes do reservatório da represa de Salto Grande , província de Entre Rios, no centro-sul da Argentina, ficaram surpresos ao ver um grupo de capivaras com uma estranha pelagem verde , informou a imprensa na quarta-feira (12).
No entanto, o motivo é natural e deve-se à eficácia de cianobactérias no rio Uruguai. Embora nem todas as florações sejam perigosas, algumas podem ser tóxicas para humanos e animais.
Explicação e riscos
As cianobactérias, também conhecidas como algas verdes-azuladas , são microrganismos que realizam a fotossíntese graças à clorofila. A Comissão Administrativa do Rio Uruguai (CARU) alertou sobre a presença dessas florações no rio e em seus afluentes. As cianobactérias podem liberar toxinas que prejudicam a fauna local e as pessoas.
As consequências para a saúde humana incluem proteção da pele, distúrbios digestivos, náuseas e, em casos graves, danos ao fígado .
Recomenda-se evitar o contato com água esverdeada ou turva e observar as condições da água e da areia antes de se envolver em atividades recreativas nessas áreas.