Após sua devastadora passagem pelas Filipinas e pelas províncias do sul da China, o super tufão Yagi chegou ao Vietnã, deixando pelo menos 64 mortos e centenas de feridos, informaram as mídias locais.
O que começou como uma tempestade tropical tornou-se um super tufão com ventos que atingiram 245 km/h ao passar pela China e, de acordo com o Centro Nacional de Previsão Hidrometeorológica do Vietnã, tornou-se a tempestade tropical mais forte registrada no Mar do Sul da China nos últimos 30 anos.
No sábado, o Yagi atingiu a costa norte do Vietnã, afetando o centro industrial de Hai Phong e afundando vários navios. As autoridades foram forçadas a fechar quatro aeroportos no país, incluindo o da capital, Hanói.
Segundo o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural do país, o Yagi já deixou mais de 220 feridos e causou 64 mortes, incluindo 49 pessoas mortas por deslizamentos de terra e enchentes causadas pelo tufão com ventos de 166 km/h.
O Yagi foi registrado como o segundo ciclone tropical mais poderoso do mundo até agora em 2024, depois do furacão Beryl, e a tempestade tropical mais severa que atingiu diretamente todas as 17 províncias do norte do Vietnã.
Na última segunda-feira, o super tufão passou pelas Filipinas, onde também matou pelo menos 16 cidadãos e afetou 1,7 milhão de pessoas, das quais 106.000 tiveram que deixar suas casas devido a fortes inundações. Na sexta-feira passada, o fenômeno chegou à China, afetando as províncias de Hainan e Guangdong, bem como a região autônoma de Guangxi. Segundo informado, mais de 1,2 milhão de pessoas teriam sido afetadas de alguma forma pelo tufão.