VÍDEO: Rússia divulga provas contra dois mercenários colombianos detidos
O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB, na sua sigla em russo) divulgou provas contra os colombianos Alexander Ante e José Aron Medina Aranda, que foram detidos na quarta-feira por suspeita de combaterem como mercenários na Ucrânia.
Dentre as provas apresentadas em um vídeo publicado nesta sexta-feira pelo FSB, estão recortes de jornais ucranianos, que aparentemente mostram um dos homens detidos, o cartão de identidade militar de Medina Aranda, emitido pela Ucrânia, e um uniforme militar com a insígnia do batalhão "Karpatskaya Setch".
ФСБ задержала подозреваемых в участии в боях на стороне ВСУ колумбийцев. Речь идет о Медине Аранде Хосе Ароне и Анте Александре.Они являются фигурантами дела о наемничестве. При обыске у них нашли форму со знаками украинского батальона. pic.twitter.com/pNqWquY3tx
— Ученик Штирлица2 (@hd7PR5YZbN59013) August 30, 2024
Na quarta-feira, um tribunal de Moscou ordenou a prisão preventiva de Ante e Medina Aranda até 22 de outubro, por suspeita de mercenarismo.
"Meu irmão estava no Exército colombiano. Depois, ele decidiu pedir baixa porque mataram muitos de seus companheiros em Cauca", relatou Astrid Medina Aranda, irmã de José Aron. Ela disse que a vida de José Aron mudou quando recebeu uma carta da Ucrânia no ano passado convidando-o a se alistar nas forças militares do país.