Um agente da Polícia da Grande Manchester, no Reino Unido, foi "afastado de suas funções operacionais" após um vídeo publicado nas redes sociais mostrar uma cena dele chutando e pisoteando brutalmente a cabeça de um homem durante uma detenção.
"Sabemos que a gravação de um incidente no Aeroporto de Manchester, que está sendo amplamente divulgada, mostra um evento que é realmente chocante e, com razão, de grande preocupação para as pessoas. O uso de tal força durante uma detenção é uma ocorrência incomum e entendemos que isso gera alarme", declarou o assistente do chefe de Polícia Wasim Chaudhry.
AVISO: AS SEGUINTES IMAGENS SÃO FORTES
Em um comunicado, Chaudhry disse que os policiais que aparecem no vídeo foram chamados ao local em 23 de julho para atender a "um assalto" e prender um suposto suspeito. "Durante nossa resposta, três policiais foram agredidos. Um policial teve o nariz quebrado e os outros policiais, forçados a deitar no chão, sofreram ferimentos que exigiram tratamento hospitalar", explicou.
Após a divulgação das imagens, que atraíram a atenção do público, a Polícia da Grande Manchester também teve que entrar em contato com o Escritório Independente de Conduta Policial. No entanto, entende-se que o policial não foi suspenso por suas ações.
Enquanto isso, foi divulgado que o incidente levou à prisão de dois homens por "suspeita de agressão, agressão a um funcionário de emergência, agressão e obstrução à Polícia". "Dois outros homens também foram presos por suspeita de discussão e agressão contra um funcionário de emergência", detalhou Chaudhry.