As ondas do mar congelaram devido ao frio extremo na província de Tierra del Fuego, no sul da Argentina. O fenômeno natural ocorreu perto da baía de San Sebastian, surpreendendo os moradores locais, que não hesitaram em capturar imagens do momento que viralizaram na Internet.
Segundo as autoridades meteorológicas, o congelamento deve-se a uma combinação de temperaturas extremamente baixas e condições climáticas específicas que favorecem a formação de gelo no mar. Entre segunda e terça-feira, a cidade de San Sebastián registrou temperaturas mínimas entre -10 e -13°C.
"Na Terra do Fogo, as temperaturas foram muito baixas, o que é comum quando há uma entrada de ar frio", afirmou Cindy Fernandez, comunicadora do Serviço Meteorológico Nacional aos repórteres.
"O que aconteceu é que a temperatura estava em uma faixa pequena, que é o que a água precisa para congelar, combinada com o fato de que havia pouco vento e as ondas estavam se movendo, mas um pouco", explicou.
A região da Patagônia está passando por um dos invernos mais frios e com as nevascas mais intensas das últimas décadas, com eventos climáticos que não eram vistos há muito tempo. Isso contrasta com a situação no centro e no norte do país, que registraram temperaturas acima da média.