VÍDEO: japoneses se despedem em lágrimas de seus últimos pandas

Os pandas gigantes Xiao Xiao e Lei Lei, que vivem no Zoológico de Ueno, em Tóquio, retornarão à China no final de janeiro, anunciou o Governo Metropolitano da capital japonesa.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram visitantes emocionados se despedindo dos animais. No domingo (25), milhares de moradores foram ao zoológico para vê-los pela última vez. A visita, que foi limitada aos vencedores de um sorteio, teve um público restrito a aproximadamente 4.400 pessoas.
At Tokyo’s Ueno Zoo, giant pandas Xiao Xiao and Lei Lei had their final public viewing on January 25 before returning to China on January 27. Crowds from across Japan came to say goodbye, and staff were emotional as the twins prepared to depart. pic.twitter.com/q4ZV48gXBA
— Massimo (@Rainmaker1973) January 26, 2026
As perspectivas para um novo acordo sobre pandas permanecem incertas em meio à deterioração das relações entre Tóquio e Pequim após comentários feitos em 7 de novembro do ano passado pela primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, sugerindo que o Japão poderia tomar medidas no caso de um ataque da China contra Taiwan.
Taiwan é autogovernada e possui administração própria desde 1949, enquanto Pequim a considera como parte integrante de seu território. A maioria dos países, incluindo a Rússia, reconhece a ilha como parte da República Popular da China.
A China há muito tempo utiliza pandas como um instrumento de reaproximação e demonstração de boa vontade em relação a outras nações, uma estratégia chamada "diplomacia dos pandas".
