Video

VÍDEO: japoneses se despedem em lágrimas de seus últimos pandas

As perspectivas para um novo acordo sobre pandas permanecem incertas em meio à deterioração das relações entre Tóquio e Pequim após comentários da primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, sugerindo que o Japão poderia tomar medidas no caso de um ataque da China contra Taiwan.
VÍDEO: japoneses se despedem em lágrimas de seus últimos pandasLegion-media.ru / Kyodo

Os pandas gigantes Xiao Xiao e Lei Lei, que vivem no Zoológico de Ueno, em Tóquio, retornarão à China no final de janeiro, anunciou o Governo Metropolitano da capital japonesa. 

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram visitantes emocionados se despedindo dos animais. No domingo (25), milhares de moradores foram ao zoológico para vê-los pela última vez. A visita, que foi limitada aos vencedores de um sorteio, teve um público restrito a aproximadamente 4.400 pessoas.

As perspectivas para um novo acordo sobre pandas permanecem incertas em meio à deterioração das relações entre Tóquio e Pequim após comentários feitos em 7 de novembro do ano passado pela primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, sugerindo que o Japão poderia tomar medidas no caso de um ataque da China contra Taiwan.

Taiwan é autogovernada e possui administração própria desde 1949, enquanto Pequim a considera como parte integrante de seu território. A maioria dos países, incluindo a Rússia, reconhece a ilha como parte da República Popular da China.

A China há muito tempo utiliza pandas como um instrumento de reaproximação e demonstração de boa vontade em relação a outras nações, uma estratégia chamada "diplomacia dos pandas".