Video

Jovens protestam em mais de 90 cidades da Alemanha contra nova lei de serviço militar - VÍDEO

Manifestantes criticaram proposta aprovada pelo Parlamento e rejeitaram passar "seis meses aprendendo a matar".
Jovens protestam em mais de 90 cidades da Alemanha contra nova lei de serviço militar - VÍDEOAP / Markus Schreiber

Milhares de jovens tomaram as ruas de mais de 90 cidades da Alemanha na sexta-feira (5), incluindo Berlim, Hamburgo, Munique e Colônia, para protestar contra o projeto de modernização do serviço militar aprovado pelo Parlamento do país, informou a mídia local.

A mobilização, organizada pela campanha "Greve Escolar Contra o Serviço Militar Obrigatório", reuniu, segundo os organizadores, mais de 50 mil participantes.

Os atos ocorreram após a aprovação, pelo Bundestag, de uma proposta baseada na voluntariedade que prevê o envio, a partir de 2026, de um questionário a todos os homens e mulheres de 18 anos para avaliar motivação e aptidão para o serviço. De acordo com o texto, a resposta será obrigatória apenas para os homens.

O treinamento militar terá duração mínima de seis meses. O Bundestag também alertou que, caso não sejam atingidas as metas de recrutamento, o país poderá restabelecer o serviço militar obrigatório por meio de uma nova legislação.

Durante as manifestações, os organizadores afirmaram que os estudantes rejeitam a ideia de passar "seis meses aprendendo a matar" e que "não querem morrer na guerra".

A campanha declarou ainda que os jovens "não apenas se posicionam contra o serviço militar nas pesquisas, mas estão dispostos a agir contra ele".

Manifestantes gritaram palavras de ordem como "não queremos ser aptos para a guerra, queremos ser aptos para a paz".