Video

Cientistas russos desenvolvem tecnologia para limpar ambiente após acidentes industriais

Os projetos são conduzidos pelo Laboratório de Materiais de Alta Energia da TSU, no centro científico "Novos Materiais de Uso Especial".
Cientistas russos desenvolvem tecnologia para limpar ambiente após acidentes industriaisGettyimages.ru / Johner Images

Cientistas da Universidade Estatal de Tomsk (TSU) desenvolveram novos materiais capazes de purificar rapidamente a atmosfera após acidentes industriais. Esses compósitos neutralizam substâncias tóxicas no ar, ajudando a reduzir os riscos para a saúde humana e para o meio ambiente, segundo informou recentemente o portal oficial da universidade.

Outra inovação é um material fotocatalítico que destrói compostos químicos tóxicos sob radiação ultravioleta. Composto por dióxido de titânio e prata, ele consegue neutralizar até 85% das substâncias nocivas em menos de dois minutos.

Os projetos estão sendo desenvolvidos pelo Laboratório de Materiais de Alta Energia da TSU, no centro científico "Novos Materiais de Uso Especial". As pesquisas demonstram o avanço da ciência russa em tecnologias voltadas para a proteção ambiental. Um dos materiais criados contém nanopartículas de alumínio, óxidos metálicos e componentes biocidas, como o iodo. Testes mostraram que ele pode ser usado em aerossóis para inativar agentes biológicos perigosos liberados na atmosfera.