As autoridades de fronteira da Ucrânia informaram nesta segunda-feira sobre a prisão de um cidadão que tentou cruzar ilegalmente a fronteira com a Romênia para escapar da mobilização em seu país.
O morador de 44 anos, apelidado de 'a adorável Serguietta' no comunicado oficial, usou roupas femininas, peruca e maquiagem para tentar deixar o país, levando o passaporte de sua irmã. Os guardas de fronteira na região de Transcarpathia, no oeste da Ucrânia, o desmascararam, apesar do fato de que "o homem manteve-se firme até o fim", dizendo que é uma mulher.
Nesse contexto, a Guarda Fronteiriça da Ucrânia informou que contra o homem foi emitido um registro de infração administrativa e seu caso será analisado por um tribunal.
O incidente se soma a outros semelhantes, em que muitos preferem buscar opções para deixar o país em meio à mobilização draconiana de Kiev e à recente ratificação da lei pelo presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, para torná-la mais rígida.
Assim, em meados de abril, o Politico informou que cerca de 650 mil homens de idade de mobilização fugiram da Ucrânia para evitar ir para as linhas de frente do conflito de Kiev com Moscou. O jornal afirmou que a maioria deles escapou "atravessando a fronteira clandestinamente".