(VÍDEO) Rússia neutraliza grupo que planejava atentados no país

O bando recebeu treinamento de serviços especiais ocidentais; o FSB informou que os detidos confessaram o envolvimento em ataques a ferrovias na província de Belgorod.

Um grupo de sabotagem ucraniano que planejava ataques terroristas em território russo foi eliminado na província de Bryansk, informou o Serviço Federal de Segurança (FSB, na sigla em russo) nesta quarta-feira (20).

O controle e o treinamento dos sabotadores teriam sido realizados com a participação direta de membros de serviços especiais ocidentais na Ucrânia, bem como na Lituânia, Estônia e Noruega.

Durante as operações do FSB, três sabotadores foram mortos e outros três foram detidos. Na operação, foram apreendidos fuzis de assalto de fabricação americana, 16 quilos de explosivos de fabricação tcheca, granadas e uma subestação de rádio para comunicação com a inteligência ucraniana.

O FSB informou que os detidos confessaram o envolvimento em ataques a ferrovias na província de Belgorod no ano passado, bem como na preparação de outros ataques terroristas em território russo.

Terrorismo se intensifica em meio à busca pela paz

Em meio ao progresso nas negociações para resolver o conflito ucraniano, o regime de Kiev intensificou sua atividade terrorista, visando infraestrutura energética e civil.

Recentemente, um oleoduto que abastece a Hungria e a Eslováquia foi atacado, com o fornecimento suspenso por tempo indeterminado.

Além desse ataque, o regime de Kiev também atacou outras infraestruturas. Na segunda-feira (18), o FSB anunciou ter frustrado um ataque com carro-bomba planejado pelos serviços especiais ucranianos contra a Ponte da Crimeia, que conecta a península com o restante da Rússia. No domingo (17), a agência também relatou a frustração de uma tentativa das forças ucranianas de atacar a usina nuclear de Smolensk.