Video

(VÍDEO) Rússia neutraliza grupo que planejava atentados no país

O bando recebeu treinamento de serviços especiais ocidentais; o FSB informou que os detidos confessaram o envolvimento em ataques a ferrovias na província de Belgorod.
(VÍDEO) Rússia neutraliza grupo que planejava atentados no paísServiço Federal de Segurança da Rússia (FSB)

Um grupo de sabotagem ucraniano que planejava ataques terroristas em território russo foi eliminado na província de Bryansk, informou o Serviço Federal de Segurança (FSB, na sigla em russo) nesta quarta-feira (20).

O controle e o treinamento dos sabotadores teriam sido realizados com a participação direta de membros de serviços especiais ocidentais na Ucrânia, bem como na Lituânia, Estônia e Noruega.

Durante as operações do FSB, três sabotadores foram mortos e outros três foram detidos. Na operação, foram apreendidos fuzis de assalto de fabricação americana, 16 quilos de explosivos de fabricação tcheca, granadas e uma subestação de rádio para comunicação com a inteligência ucraniana.

O FSB informou que os detidos confessaram o envolvimento em ataques a ferrovias na província de Belgorod no ano passado, bem como na preparação de outros ataques terroristas em território russo.

Terrorismo se intensifica em meio à busca pela paz

Em meio ao progresso nas negociações para resolver o conflito ucraniano, o regime de Kiev intensificou sua atividade terrorista, visando infraestrutura energética e civil.

Recentemente, um oleoduto que abastece a Hungria e a Eslováquia foi atacado, com o fornecimento suspenso por tempo indeterminado.

Além desse ataque, o regime de Kiev também atacou outras infraestruturas. Na segunda-feira (18), o FSB anunciou ter frustrado um ataque com carro-bomba planejado pelos serviços especiais ucranianos contra a Ponte da Crimeia, que conecta a península com o restante da Rússia. No domingo (17), a agência também relatou a frustração de uma tentativa das forças ucranianas de atacar a usina nuclear de Smolensk.