VÍDEO: O foguete pesado russo Angará-A5 é transportado para a plataforma de lançamento

Seu lançamento será realizado a partir do cosmódromo russo Vostochny , em 9 de abril.

O foguete transportador de classe pesada Angará-A5 foi instalado na plataforma de lançamento no Cosmódromo Vostochny da Rússia, com decolagem programada para 9 de abril, informou a agência espacial Roscosmos.

Anteriormente, foi informado que, com o lançamento do Angará-A5, que transporta o estágio superior Orion e uma carga útil, serão iniciados os testes de voo do lançador de foguetes espaciais Amur com os foguetes portadores Angará.

O Angará-A5 foi construído pelo Centro Espacial Khrunichev da Roscosmos e chegou em janeiro por ferrovia ao cosmódromo Vostochny, onde foi montado.

No total, a Roscosmos realizou três lançamentos de foguetes transportadores de classe pesada Angará-A5 desde dezembro de 2014.

A agência espacial russa informou que os foguetes portadores tipo Angará utilizam tecnologia ecológica, já que seus motores funcionam com querosene e oxigênio, sem utilizar heptilo (um componente extremamente tóxico do combustível para foguetes). Os foguetes pesados da família Angará são capazes de transportar uma carga útil de até 37,5 toneladas para a órbita terrestre baixa.