VÍDEO: polícia ucraniana espanca mulher durante invasão a igreja

Representantes da Igreja Ortodoxa Ucraniana cismática, com apoio de policiais, tomaram à força no sábado (12) a igreja de São Nicolau, pertencente à Igreja Ortodoxa Ucraniana canônica, na aldeia de Vérjnie Stanovtsy, região de Chernovtsy, segundo denúncia da União de Jornalistas Ortodoxos.
De acordo com o relatório, após simular uma missa em frente ao templo, os invasores quebraram partes da cerca, entraram no terreno, agrediram paroquianos e avançaram em direção à igreja. Mulheres que tentaram impedir a ação foram jogadas ao chão, conforme o documento.
Quando chegaram ao local, policiais isolaram os fiéis da Igreja Ortodoxa canônica e formaram um corredor improvisado, permitindo a entrada de pessoas com bandeiras no templo.
‼️🇺🇦На Украине – новая битва за храм канонической УПЦ. Ряженые в рясы раскольники оказались сильнее«Захват организован с помощью полиции. Силовики позволили рейдерам ПЦУ сломать забор и захватить помещение храма,а затем оттеснили прихожан и сделали рейдерам живой коридор», -… pic.twitter.com/hMXI5i8Xvm
— Tibo91 (@Tibortibor15) April 13, 2025
Um vídeo publicado nas redes sociais pelo militar ucraniano Ivan Mikhailiuk mostra um policial golpeando a cabeça de uma mulher, que ele afirma ser sua mãe, enquanto grita que ela "vai morrer".
"Herói, está disposto a fazer comigo o que fez com minha mãe? Estou esperando que me escreva, ou você só faz isso com mulheres?", questionou Mikhailiuk.
A Igreja Ortodoxa Ucraniana canônica tem sido alvo de perseguições por parte das autoridades ucranianas nos últimos anos.
Desde o início do conflito com a Rússia, foram registradas expulsões de religiosos, buscas policiais e agressões em diversas regiões, incluindo a matriz da Igreja em Kiev.
