Video

VÍDEO: Confira no mapa como o bloco 'defensivo' da OTAN cercou a Rússia nos últimos 25 anos

A Organização do Tratado do Atlântico Norte foi criada em 1949 nos EUA para conter a influência da União Soviética na Europa. Embora entre seus objetivos fundamentais esteja (supostamente) a "prevenção de conflitos", o bloco é criticado por realizar operações ofensivas, inclusive agressões militares que violam a Carta da ONU.
VÍDEO: Confira no mapa como o bloco 'defensivo' da OTAN cercou a Rússia nos últimos 25 anosGettyimages.ru / asbe

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia divulgou nesta sexta-feira o mapa demonstrando como o bloco "defensivo" da OTAN se aproximou das fronteiras da Rússia nos últimos 25 anos. 

Atualmente, a aliança conta com participação de 32 Estados-membros.

O processo, que resultou na militarização da Europa e o enfraquecimento da arquitetura de segurança envolveu, dez ondas de expansão, sete das quais ocorreram após a dissolução da URSS.

Confira a lista dos países que se juntaram à OTAN: 

✔️ 1999 - República Tcheca, Hungria e Polônia;
✔️ 2004 - Bulgária, Estônia, Letônia, Lituânia, Romênia, Letônia, Lituânia, Eslováquia e Eslovênia;
✔️ 2009 - Albânia, Croácia;
✔️ 2017 - Montenegro;
✔️ 2020 - Macedônia do Norte;
✔️ 2023 - Finlândia;
✔️ 2024 - Suécia.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) foi criada em 1949 nos EUA para conter a influência da União Soviética na Europa. Embora entre seus objetivos fundamentais esteja (supostamente) a "prevenção de conflitos", o bloco é criticado por realizar operações ofensivas, inclusive agressões militares que violam a Carta da ONU.