Notícias

"Israel é quem realmente controla os Estados Unidos" - Entrevista RT

"Essa é a única coisa em que ambas as partes [Democratas e Republicanos] concordam: apoiar Israel", afirma Mohammed Omer, jornalista e escritor palestino, destacando que o apoio dos EUA a Israel continua, independentemente de quem esteja na Casa Branca. Ele argumenta que "Israel é quem realmente controla os EUA, não o contrário". Por quê? Conversamos sobre os interesses por trás do conflito israelense-palestino e o bloqueio midiático à causa palestina no programa "Entrevista", da RT.

Os Estados Unidos deixaram claro de que lado estão nessa guerra, disse Mohammed Omer, jornalista e escritor palestino, no programa "Entrevista" da RT. Omer indicou que, desde o início, os EUA não só enviaram armas para Israel, como também deram apoio político e militar, sendo cúmplices do conflito.

De acordo com o jornalista, o Hamas está sendo usado como desculpa; os verdadeiros alvos da guerra são o povo palestino. O que faz Israel é "uma guerra fascista contra pessoas inocentes", disse Omer, alegando que manter a guerra é do interesse do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

Já não é possível fingir que os EUA são neutros, eles estão envolvidos na agressão contra o povo palestino e no aumento da violência na região, declarou ele, destacando que muitos jovens no mundo árabe já não veem os Estados Unidos como antes.

A imagem de um país que promove democracia e direitos humanos está desmoronando, porque, na prática, os EUA são parte do problema, sublinhou o jornalista.

Segundo ele, o país norte-americano quer manter o controle sobre a região, seja por meio da influência política ou por interesses econômicos. E, enquanto isso continuar, a paz vai ser só mais uma palavra no discurso, longe da realidade, disse Omer.