
Futebol: um recurso natural argentino - RT Reporta
O futebol é uma paixão das multidões em todos os cantos do país latino-americano. Um fato que comprova isso é que a cidade de Buenos Aires detém o recorde de ser a cidade com o maior número de estádios de futebol do mundo. Se a área a ser analisada fosse ampliada para incluir os 40 municípios que compõem a região metropolitana, o número de estádios com arquibancadas chegaria a 60.

O correspondente da RT, Ricardo Romero, teve a oportunidade de viajar para a província de La Pampa, a mais de 600 quilômetros da capital, para ver pessoalmente como funciona o Club Deportivo Mac Allister, que há 25 anos trabalha para treinar e promover jogadores para sua inserção no futebol profissional.
O sucesso é planejado, o fracasso não, é uma das frases que eles repetem na fase de formação dessas crianças. O biótipo do novo esportista local mudou e se tornou muito mais profissionalizado. Atualmente, mais de 400 jovens frequentam o Deportivo, incluindo muitos estrangeiros - a maioria adolescentes - de lugares como os EUA ou a Venezuela.
Mas o futebol não é apenas para meninos. Cada vez mais meninas estão praticando o esporte e até mesmo se tornando profissionais. No entanto, a diferença salarial entre os gêneros ainda é significativa. Na Argentina, as equipes femininas da primeira divisão devem ter um mínimo de 15 contratos profissionais, com um salário mínimo equivalente ao de um jogador da quarta categoria masculina.




