A guerra entre Etiópia e Eritreia é pelo acesso ao Mar Vermelho, onde 8 países mantêm bases militares?

Alfredo Jalife-Rahme

Há 33 anos (sic), a Etiópia perdeu seu acesso ao Mar Vermelho como consequência da guerra de 30 anos (sic) pela independência da Eritreia (anexada pelo imperador etíope Haile Selassie em 1962). O efeito foi devastador, pois a Etiópia perdeu sua saída para o mar e seus dois portos estratégicos, Assab e Massawa.

Recentemente, eclodiu um novo conflito entre Etiópia e Eritreia, que passou de uma conflagração latente para uma escalada que pode desembocar em uma guerra regional em torno do superestratégico estreito de Bab el-Mandeb (que em árabe significa "A Porta das Lágrimas"), o qual conecta o Oceano Índico, o Golfo de Áden, o Mar Vermelho, o Canal de Suez e o Mar Mediterrâneo.

No último dia 1º de outubro, a Etiópia expulsou os diplomatas da Eritreia, a qual acusa de uma "invasão total" e de ter penetrado 60 km no território da província de Tigray (norte da Etiópia) em apoio aos rebeldes secessionistas do TPLF.

De forma notável, a Eritreia contesta que a Etiópia esteja buscando uma justificativa para obter acesso ao Mar Vermelho, especificamente ao seu antigo porto de Assab.

Os 2.234 quilômetros de costa marítima da Eritreia no Mar Vermelho tiveram seu valor estratégico ampliado quando, exatamente em frente, em sua margem oriental, as forças iemenitas do Ansarallah (erroneamente chamados de "houthis" pela propaganda depreciativa ocidental) assumiram o controle de grande parte da costa do Iêmen, especialmente o célebre porto de Moca. Isso, somado a outras ilhas recentemente capturadas, conferiu a eles o controle do superestratégico estreito de Bab el-Mandeb.

Pelo estreito de Bab el-Mandeb — cuja importância geopolítica reside no controle e na vigilância da rota Golfo de Aden-Canal de Suez, que conecta o Oceano Índico ao Mar Mediterrâneo — atravessam 4,2 milhões de barris por dia do tão valioso petróleo.

Parece que se repete o axioma do "Lebensraum" (espaço vital) que catalisou a Segunda Guerra Mundial, já que hoje a Etiópia, membro dos BRICS desde 2024, constitui o país mais populoso do mundo sem costa marítima, sendo obrigada a utilizar o Djibouti, seu país vizinho, que lhe serve de oxigenação marítima.

A propósito, Abiy Ahmed, o primeiro etíope a receber o Prêmio Nobel da Paz (em 2019), proclamou que o acesso ao mar de seu país, com 136 milhões de habitantes, é uma questão "existencial", pois a Etiópia não deseja permanecer como "prisioneira da geografia".

O Banco Mundial estima que 95% das importações e exportações da Etiópia passam pelo Djibouti.

O minúsculo Djibouti é um país membro da Liga Árabe: possui 23.200 km² de superfície, uma população de 1,07 milhão de habitantes, um PIB (Poder de Compra) de 30,93 bilhões de dólares e uma exígua costa marítima de 314 km, que representa seu verdadeiro valor. É nessa costa que se destacam cinco bases navais, em ordem de presença militar: 1 – EUA: a única em toda a África!, com 4.000 militares; 2 – França: 1.500 efetivos; 3 – Itália: a ex-potência colonial; 4 – Japão; e 5 – China: sua segunda base militar no exterior, ao lado da mais recente base naval de Ream (Camboja).

Chamam poderosamente a atenção o singular contingente dos EUA e a presença da China, cuja única base militar no mundo era, até pouco tempo, a de Djibouti, o que evidencia a enorme relevância do estreito de Bab el-Mandeb: duas das três principais superpotências geoestratégicas do planeta estão lá!

Exatamente há um ano, realizei uma visita de turismo geopolítico tanto à Etiópia quanto ao Djibouti.

Outro ponto de fricção entre Etiópia e Eritreia reside na composição religiosa de ambos.

A Etiópia possui 44% de cristãos ortodoxos e cerca de 23% de protestantes, totalizando 67% de cristãos; enquanto a Eritreia encontra-se praticamente dividida entre cristãos (47%) e muçulmanos (52%), segundo o World Religion Database/US State Department.

Devido à desproporção colossal entre ambos, teoricamente no papel, soaria suicida uma guerra entre a Etiópia — com 1,1 milhão de km² de superfície, 136 milhões de habitantes e um PIB (Paridade do Poder de Compra) de 561,35 bilhões de dólares — e a Eritreia — com 117.600 km² de superfície, 3,61 milhões de habitantes e um PIB (Paridade do Poder de Compra, dados do FMI de 2019) de 6,4 bilhões de dólares.

Para além das bases navais de cinco países no Djibouti, cabe mencionar a presença de outras três bases de apoio militar no Golfo de Aden, que possui continuidade marítima com o Mar Vermelho: na Somália, na secessionista Somalilândia (reconhecida apenas por Israel) e no Iêmen.

Vale ressaltar as manobras de balcanização do primeiro-ministro israelense Netanyahu e do presidente norte-americano Trump, que buscam fragmentar a Somália em dois pedaços (Somalilândia e Puntlândia) com o objetivo de repartir seus minerais e ouro em troca de uma base naval que controlaria a conectividade do Golfo de Aden com o Estreito de Ormuz.

Por enquanto, as três bases navais existentes são as seguintes: 1 – Bosaso, em Puntlândia (região autônoma da Somália na ponta do Chifre da África), com aeroporto militarizado e presença de forças dos Emirados Árabes Unidos e dos EUA; 2 – Berbera (Somalilândia), com a participação dos Emirados Árabes Unidos em aliança com Israel e os EUA; e 3 – Porto de Aden (ainda sob o controle do governo iemenita pró-Saudita e anti-Ansarallah): com instalações militares.

Chama a atenção a presença desproporcional dos Emirados Árabes Unidos — um país minúsculo de 1,3 milhão de habitantes (11% da população total, composta majoritariamente por expatriados do subcontinente indiano!) e de uma riqueza enorme, detendo a segunda maior quantidade de Fundos Soberanos de Riqueza (Wealth Sovereign Funds) do mundo — que não poucos analistas apontam como o cavalo de Troia de Israel em ambos os lados da Península Arábica: tanto no Golfo Pérsico quanto no Mar Vermelho.

Os Emirados Árabes Unidos mantêm uma presença notável e surpreendente no Chifre da África, com fortes investimentos em portos e aeroportos, instalações militares e apoio às forças de segurança dos países anfitriões, como ocorre em sua presença em Berbera e Bosaso.

A propósito, enquanto a Etiópia ainda não possui saída para o mar, por essas paradoxais ironias do destino geopolítico, hoje ela detém o controle do principal braço do Rio Nilo, o Nilo Azul, que fornece 85% de seu caudal, tornando o Egito um refém hidráulico.

Como se toda essa explosividade hídrica já não fosse suficiente, o conflito entre Etiópia e Egito deve-se à gestão do volume de água do Nilo Azul, resultante da construção da Grande Barragem da Renascença Etíope (GERD): a maior usina hidrelétrica da África, situada perto da fronteira com o Sudão.

Nesse cenário geopolítico delicado, as recentes declarações do presidente egípcio Sisi e do emir do Catar, Al Thani, chamaram a atenção, pois ambos alertaram seus povos sobre a iminência de cenários catastróficos na região.

Basicamente, pode-se dizer que as tensões militares no Golfo Pérsico e nos países vizinhos ao estreito de Bab el-Mandeb podem ser ainda mais amplificadas pelo agravamento do conflito entre Etiópia e Eritreia.