
'Deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822': Moraes após advertência do governo Trump

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), realizou um forte pronunciamento diante das tensões entre o Itamaraty e o governo norte-americano, que apontou supostas violações da democracia e da liberdade de expressão no Brasil.
''Deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822. E com coragem, estamos construindo uma república independente e cada vez melhor. Uma república independente e democrática'', afirmou, em um vídeo reproduzido pelo Estadão nesta quinta-feira.
No dia anterior, o governo Trump se manifestou pela primeira vez sobre as ordens do magistrado, que determinou a suspensão do Rumble e de diversos perfis associados à suposta tentativa de golpe de Estado após o pleito presidencial de 2022.
O respeito à soberania é uma via de mão dupla com todos os parceiros dos EUA, incluindo o Brasil. Bloquear o acesso à informação e impor multas a empresas sediadas nos EUA por se recusarem a censurar indivíduos que lá vivem é incompatível com os valores democráticos, incluindo a… https://t.co/58fNVzN3Cd
— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) February 26, 2025
''Bloquear o acesso à informação e impor multas a empresas sediadas nos EUA por se recusarem a censurar indivíduos que lá vivem é incompatível com os valores democráticos'', lê-se na nota.

O Itamaraty se manifestou horas após a divulgação do comunicado, afirmando que o mesmo ''distorce o sentido das decisões''.
''O governo brasileiro rejeita, com firmeza, qualquer tentativa de politizar decisões judiciais'', escreveu a pasta.