Notícias

'Nunca comento sobre isso': Trump se recusa a questionar soberania chinesa em relação a Taiwan

"Queremos que eles venham e invistam", enfatizou o presidente dos EUA, comentando sobre as expectativas de melhores nas relações sino-americanas.
'Nunca comento sobre isso': Trump se recusa a questionar soberania chinesa em relação a TaiwanAP / AP Photo/Susan Walsh, Arquiv

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se recusou, na quarta-feira, a responder a um repórter se permitiria que a China "assumisse o controle de Taiwan pela força".

"Eu nunca comento sobre isso", afirmou Trump durante uma reunião na Casa Branca. "Não quero me colocar nessa posição", acrescentou.

"E se eu fosse dizer isso, certamente não diria a você. Eu diria a outras pessoas, talvez às pessoas sentadas a esta mesa e a pessoas muito específicas sentadas a esta mesa", respondeu ao jornalista.

"Teremos um bom relacionamento"

O presidente seguiu dizendo que pretende manter boas relações com a China. "Posso lhe dizer que tenho um ótimo relacionamento com o presidente Xi [Jinping]", declarou.

"Queremos que eles venham e invistam", ressaltou.

Trump afirmou ainda que os EUA também pretendem investir na China e fortalecer as relações comerciais com o país. "Teremos um bom relacionamento com a China. Mas eles não poderão se aproveitar de nós", frisou.

"Teremos um bom relacionamento com a China, a Rússia, a Ucrânia e o Oriente Médio", concluiu.