Delegações da Rússia e dos EUA se reúnem em Istambul

As conversas abordam o trabalho das missões diplomáticas de ambos os países, entre outras questões.
A delegação russa chega à residência do cônsul-geral dos EUA em Istambul, Turquia, em 27 de fevereiro de 2025.

As delegações russas e norte-americanas se reuniram na quinta-feira (27) em Istambul, na Turquia, como parte do processo de reaproximação entre as partes, motivado pelo telefonema "histórico" entre os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin. É o segundo encontro após as negociações realizadas na Arábia Saudita na semana passada pela primeira vez desde o início da operação militar especial da Rússia na Ucrânia.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse na quarta-feira (26) que as delegações da Rússia e dos EUA discutirão o trabalho das embaixadas de seus países em Istambul.

"Nossos diplomatas e especialistas de alto nível se reunirão e abordarão os problemas sistêmicos que se acumularam como resultado das atividades ilegais da administração anterior [Joe Biden] na criação de obstáculos artificiais ao trabalho da embaixada russa, aos quais, é claro, respondemos com reciprocidade", afirmou Lavrov.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse na segunda-feira (24) que Washington planeja, nas próximas conversas bilaterais, "começar a delinear o que a Rússia precisaria" para resolver o conflito na Ucrânia.