Notícias

'Soberania é uma via de mão dupla': EUA adverte Brasil e fala em violação da liberdade de expressão

O comunicado é publicado em meio à crise envolvendo a Trump Media, Rumble e Alexandre de Moraes.
'Soberania é uma via de mão dupla': EUA adverte Brasil e fala em violação da liberdade de expressãoAP / Junio Cortez

Nesta quarta-feira, o perfil oficial do Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental, associado ao Departamento de Estado norte-americano, publicou um comunicado denunciando supostas violações, por parte do Brasil, da liberdade de expressão e dos valores democráticos:

A nota foi traduzida em português e posteriormente publicada pela conta da Embaixada dos EUA no Brasil.

''O respeito à soberania é uma via de mão dupla com todos os parceiros dos EUA, incluindo o Brasil'', lê-se na publicação.

''Bloquear o acesso à informação e impor multas a empresas sediadas nos EUA por se recusarem a censurar indivíduos que lá vivem é incompatível com os valores democráticos, incluindo a liberdade de expressão'', conclui-se.

Polêmica envolvendo a Trump Media, Rumble e Alexandre de Moraes

A advertência é publicada um dia após a juíza norte-americana Mary Scriven determinar que a plataforma Rumble e a Trump Media & Technology Group não precisam seguir as determinações do ministro Alexandre de Moraes, já que sua jurisprudência não se estende ao território dos EUA.

No sábado, as empresas haviam apresentado uma liminar junto à justiça norte-americana, alegando que o magistrado cometeu "violação extraordinária dos princípios fundamentais de liberdade de expressão, soberania e do estado de direito". Eles exigiam que suas ordens fossem ignoradas nos EUA.

Scriven negou a liminar, sob o entendimento de que a ação era desnecessária

''Nenhuma ação foi tomada pelo réu ou pelo governo brasileiro para domesticar as 'ordens' ou pronunciamentos conforme protocolos estabelecidos'', lê-se no despacho, que também menciona falhas na entrega de documentação necessária.