Ao usar o recurso de voz da Apple para enviar mensagens, alguns usuários do iPhone relataram na terça-feira (25) um bug incomum: a palavra "racista" aparecia temporariamente como "Trump" antes de se corrigir automaticamente. As informações são do New York Times.
O erro, relacionado ao presidente dos EUA, Donald Trump, foi exposto por diversos internautas no X e no TikTok, gerando polêmica e levantando questionamentos sobre os recursos de inteligência artificial (IA) da Apple.
Um porta-voz da Apple atribuiu o problema à semelhança fonética entre as duas palavras e afirmou que a empresa já trabalha em uma correção, sem dar mais detalhes.
John Burkey, fundador da startup de IA Wonderrush.ai e ex-integrante da equipe da Siri na Apple, afirmou que o problema pode ter surgido após uma atualização nos servidores da empresa.
Para ele, é provável que haja um código no sistema da Apple que faz os iPhones digitarem "Trump" quando alguém diz "racista". "Isso parece uma piada séria. A única pergunta é: alguém inseriu isso nos dados ou no código?", comentou Burkey.