Notícias

Friedrich Merz adverte que Europa está a 'cinco minutos' do 'apocalipse'

O potencial futuro chanceler da Alemanha declarou que, embora queira estabelecer bons laços com os EUA, já se prepara para o "pior cenário".
Friedrich Merz adverte que Europa está a 'cinco minutos' do 'apocalipse'Gettyimages.ru / Sean Gallup

A Europa deve agir rapidamente para aumentar suas capacidades de defesa diante de um governo americano cujo lema "América primeiro" cada vez mais se torna "América sozinha", afirmou recentemente o potencial futuro chanceler da Alemanha, Friedrich Merz.

"A Europa está a cinco minutos da meia-noite", declarou o político conservador referindo-se ao chamado Relógio do Juízo Final, que em janeiro atingiu o ponto mais próximo da catástrofe desde sua criação quando ficou a 89 segundos do "apocalipse".

Merz deixou claro que sua política levará em conta um "cenário geopolítico turbulento", pois, embora procure buscar boas relações com os Estados Unidos, já se prepara para "o pior possível".

O político afirmou também que "todos os sinais" vindos de Washington "indicam que o interesse na Europa está diminuindo".

Merz disse ainda que será difícil manter boas relações com os EUA se aqueles que dizem "América primeiro" na verdade adotarem o lema "América sozinha", referindo-se à pressão do presidente dos EUA, Donald Trump, para que os aliados da OTAN aumentem seus gastos com defesa para 5% do PIB.

Após a vitória de seu partido, a União Democrata Cristã (CDU), nas eleições antecipadas, Merz declarou que sua prioridade é unir a Europa e fortalecê-la para, passo a passo, torná-la independente dos EUA, acusando a nova administração da Casa Branca de ser "completamente indiferente ao destino da Europa".